Comandos equivalentes: apt Vs pacman - parte 01

Bom, reinaugurando o blog do canal, eu decidi fazer uma série de postagens, comparando os comandos dos gerenciadores de pacotes: apt (Debian e derivados) e pacman (Arch Linux e derivados). 

O objetivo é, basicamente, facilitar a transição entre distros das duas famílias, tentando ser o mais objetivo possível, mas sem deixar escapar os detalhes importantes (em algumas partes, eu coloquei links para quem quiser se aprofundar mais). Além disso, eu não quero criar conteúdo apenas em vídeo. Para demonstar os comandos do apt, eu usei o Mauna Linux, distro brasileira, base Debian. E para os comandos pacman, usei o BigLinux, distro brasileira, base Manjaro (que também é base Arch).

Nessa postagem, vamos aprender os comandos equivalentes, para atualizar pacotes, ou seja, nós vamos atualizar a cache de pacotes dos repositórios e baixar e instalar atualizações, se houverem.

Para atualizar pacotes, você vai precisar de permissão. Ou você loga como Root (o administrador do sistema), através do comando su - Ou então, use o comando sudo para ter privilégios de administrador. Eu usarei o sudo, que já vem configurado para o seu usuário na maioria dos distros.

apt:

sudo apt update && sudo apt upgrade

Eu usei o && (operador lógico E) para juntar os dois comandos, fazendo com que, caso tenham atualizações disponíveis (update), ele roda o upgrade, para baixar e instalá-las. Se não houverem atualizações, o upgrade não é executado. Você pode usar os dois comandos em separado também. Eu fiz dessa maneira, por causa do comando equivalente do pacman (mais adiante), que é tudo junto.

Exemplo contendo atualizações:

sudo apt update && sudo apt upgrade

Repare que você terá que digitar s (sim - sistema em português) no prompt de confirmação.

Exemplo sem atualizações disponíveis:

sudo apt update && sudo apt upgrade

No apt, digitar esses comandos, não vai atualizar a sua distro, de uma versão para a outra. Exemplo: se você estiver usando o Ubuntu 23.04 ele não vai atualizar para o 23.10. Esses comandos vão atualizar os pacotes disponíveis apenas para a versão da distro que você está usando. Usando o exemplo do Ubuntu 23.04, vai atualizar os pacotes específicos para a versão 23.04. Algo um pouco diferente do que acontece no pacman (explico quando chegar lá).

pacman:

O comando abaixo, vai atualizar a base de dados de pacotes e baixar e instalar atualizações, se houverem:

sudo pacman -Syu

Repare que, apenas o S é maiúsculo. Linux é case sensitive, ele diferencia maiúsculas de minúsculas, ou seja: s é diferente de S.

Exemplo contendo atualizações:

sudo pacman -Syu

Assim como aconteceu no apt, você também tem um prompt de confirmação, tendo que apertar s para confirmar (sistema em português).

Exemplo sem conter atualizações disponíveis:

sudo pacman -Syu

Os comandos do pacman são menores, usando letras combinadas, sendo maiúsculas para as operações e minúsculas para as opções (o S é de sync, por exemplo), porém são menos intuitivos do que os do apt. Eu tive que juntar (com &&) os comandos do apt, para fazer tudo (atualizar cache de pacotes && baixar e instalar atualizações), para se igualar ao -Syu (atualizar base de dados de pacotes e baixar e instalar atualizações) do pacman. Você não precisa saber, necessariamente, o que cada letra significa, basta entender o que certas combinações vão fazer no seu sistema. Mas caso queira saber, consulte o manual. Observação: não é recomendável rodar apenas: sudo pacman -Sy (sem o u) pois pode levar a uma situação de atualizações parciais, podendo quebrar o sistema.

As distros base Arch são rolling release, então usando o comando ensinado, vai atualizar a sua distro para a última versão disponível dela. As distros base Debian, em sua maioria, são point release (alguns chamam de fixed release), podendo ser LTS (suporte a longo prazo) ou não LTS. Caso queira saber mais: As diferenças entre LTS e Rolling Release via Diolinux.

Em breve, eu libero a parte 02, lembrando que eu já fiz, em vídeo, as séries desses dois gerenciadores de pacotes, mas em separado: 
Playlist do apt
Playlist do pacman

Ajude o blog! Compartilhe, comente, siga nas redes sociais. Doação (PIX): felippehdlinux@protonmail.com

Comentários