5 Softwares Livres para você usar no Windows

Essa postagem é a versão em texto do meu vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2mm8Z2MpePs

Então vamos lá!
Bom, eu fiz uma lista dos 5 softwares livres mais famosos (na minha opinião), que são ótimas alternativas livres a programas proprietários, para você experimentar no seu Microsoft Windows. Eu escolhi um de cada categoria: navegador web, suíte de escritório, player multimídia, editor de imagens e um software de virtualização. E conforme falei em vídeo, você não precisa estar, necessariamente, em uma distribuição Linux, para usar Software Livre. Lembrando que ser livre, diz respeito a licença e não, necessariamente, grátis, embora a maioria seja (todos os que listei são livre e gratuitos).

Mozilla Firefox - alternativa ao Microsot Egde:
https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/

O Firefox se importa com a privacidade dos usuários, é leve, muito personalizável e tem se mostrado, ao longo dos anos, um dos melhores navegadores.

LibreOffice - alternativa ao Microsoft Office:
https://pt-br.libreoffice.org/

Baseado no antigo OpenOffice, é uma excelente alternativa ao Microsoft Office, tem as mesmas funcionalidades (processador de texto, planilha, apresentação de slides...) e você vai economizar na licença.

VLC - roda qualquer formato de áudio e vídeo:
https://www.videolan.org/vlc/

Esse player roda qualquer formato de aúdio de vídeo, seria, mais ou menos, uma alternativa ao Windows Media Player, só que mais robusto, porém com um visual mais "feio".

GIMP - alternativa ao adobe PhotoShop:
https://www.gimp.org/

Uma alternativa ao famoso Photoshop, para editar imagens em nível profissional. Gratuito, vale muito a pena experimentar, para economizar na lincença do Photoshop. Reza a lenda que o mascote do Linux (Tux) foi feito no GIMP.

Oracle VirtualBox - para criar máquinas virtuais:
https://www.virtualbox.org/

Seria uma alternativa ao VMWare Workstation, para criar máquinas virtuais de vários Sistemas Operacionais. A Oracle comprou a Sun Microsystems e com ela veio o VirtualBox, além de outros produtos e serviços. Eu tive problemas de dependências, ao tentar instalar ele no Windows 10 Home:

Mas resolvi seguindo as instruções desse site: https://www.debugpoint.com/virtualbox-needs-microsoft-visual-c/ que você deve baixar e instalar o Microsoft Visual C++ da página de downloads da Microsoft: https://learn.microsoft.com/en-us/cpp/windows/latest-supported-vc-redist?view=msvc-170 após instalar, reinicie a máquina e rode novamente o instalador do Virtualbox.

O que é um Software Livre? Um software que respeita as quatro liberdades: https://blogfelippehdlinux.blogspot.com/2024/01/as-4-liberdades-essenciais-de-um.html

Obrigado, abraço.

Comentários