Pacotes Flatpak pelo Terminal - parte 01: Obs e Setup

Bom, iniciando uma nova série, sobre Pacotes Flatpak pelo Terminal, nessa primeira postagem, eu farei algumas observações e indicarei o caminho para habilitar o suporte na distro Linux que você está usando, caso necessário.

Observações: Aqui eu não tenho a intenção de fazer você deixar de usar os formatos de empacotamento nativos (.deb para Debian e derivados, por exemplo). Estou partindo do pressuposto, que você já sabe o que são Flatpaks, vantagens e desvantagens e quer aprender a gerenciá-los pelo Terminal (procurar, instalar, remover...). Eu irei focar, exclusivamente, nos comandos. Vai ser divertido, vamos lá!

Setup: Algumas distros já vem com suporte a pacotes Flatpak ativo (pacote flatpak instalado) e o remoto (repositório) do Flathub adicionado. Uma maneira de verificar essas duas "coisas", é digitando o comando no Terminal:
flatpak remotes
Caso a saída seja parecida com a imagem abaixo ("Opções", podendo ser: system ou user, com "Nome": flathub, podendo até vir com mais remotos), então você já está pronto. 

Demonstração do comando: flatpak remotes

Senão, procure no link abaixo, informações específicas para fazer o setup na sua distro (eu não teria como abordar todas):
https://flatpak.org/setup/
Obs: após o setup, será preciso reiniciar a máquina. E depois, quando fizer login, confirme com o comando que eu ensinei.

Essa postagem foi só para orientar a deixar o ambiente pronto, nos vemos na próxima!
Obrigado abraço.

Links:
Flatpak: https://flatpak.org/
Flathub: https://flathub.org/pt-BR

Comentários