Dicas para quem pretende migrar para Linux
Migrar para Linux no desktop, definitivamente, não é uma tarefa fácil. Você pode estar se perguntando: "Será que vai funcionar na minha máquina?", "Tem o programa X para Linux?", "Existem inúmeras distribuições, qual escolher?". Eu vou tentar responder a essas perguntas, de maneira objetiva.
"Será que vai funcionar na minha máquina?"
Existem algumas maneiras de testar antes de instalar. Algumas distros tem uma base de dados de hardware, com equipamentos certificados. Ex: Laptops certificados em que o Ubuntu funciona:
https://ubuntu.com/certified/laptops |
Além disso, várias distros oferecem as suas imagens (arquivos .iso) em modo live, permitindo que você teste o sistema, sem alterar nada do seu HD/SSD, sem instalar, podendo testar, por exemplo, se o seu wifi está funcionando. Ex: Download das imagens live do Debian:
https://www.debian.org/CD/live/ |
"Tem o programa X para Linux?"
Faça um levantamento dos programas que você utiliza: suíte de escritório, navegador web, editor de código... Para averiguar se ele está disponível para Linux. Alguns programas você não vai encontrar, porém, há alternativas. Ex: não temos o Photoshop, mas tem uma alternativa: GIMP. O Editor de código mais famoso do momento, o VS Code, tem para Linux. Um site que você pode procurar alternativas é o AlternativeTo, onde você pesquisa por um programa e pode usar os filtros para sistema operacional, licença e etc.
https://alternativeto.net/ |
"Existem inúmeras distribuições, qual escolher?"
Normalmente, o Linux Mint e o Ubuntu são as mais recomendadas, por serem fáceis de usar, têm bom reconhecimento de hardware, fácil de instalar drivers proprietários (se precisar, NVIDIA), muita ajuda em blogs, fóruns, canais do YouTube... Um lugar em que você pode procurar por distros (colocando filtro para iniciantes, por ex), ler notícias, é o DistroWatch. * Obs: Não se importe muito com o ranking, ele é apenas um contador de visitas diárias, de um mesmo IP, de acessos às páginas das distros, não deve ser usado como market share.
https://distrowatch.com/ |
Você também pode saber mais sobre as distros, através de reviews nos canais: Diolinux, Fetha Tutoriais, Felippe HD Linux (veja a minha playlist)...
Aqui vai uma dica bônus:
Antes de instalar uma distro, faça backup dos seus arquivos (documentos, fotos, músicas, vídeos...), em um HD externo, ou em um serviço de armazenamento (vários oferecem contas gratuitas, com espaço limitado): MEGA, Google Drive...
Espero que tenha gostado. Eu sei que ainda tem mais dicas a respeito. Talvez eu faça uma parte 2, mas não vou prometer.
Obrigado, abraço.
Por favor, considere ajudar o blog!
Doação (PIX): felippehdlinux@protonmail.com
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, ele foi para a moderação, que se faz necessária, devido ao grande número de spam e haters. Seu comentário será publicado se estiver tudo OK. Agradeço a compreensão.