Arch Linux para todos os níveis
Arch Linux para todos os níveis |
Bom, nessa postagem, eu vou falar sobre algumas distribuições Linux da família Arch (Arch Linux e derivados [EndeavourOS, Manjaro] e derivados dos derivados [BigLinux, que é derivado do Manjaro]), categorizadas pelo nível de dificuldade, ordenadas da mais difícil para a mais fácil.
* Obs: Antes de continuarmos, eu gostaria de deixar claro que, os níveis foram pensandos, em quais tipos de usuários costumam utilizar essas distros em questão. Uma escolha errada pode frustrar um usuário, alguém que nunca usou Linux, escolher Arch Linux, será trágico! Além disso, um usuário avançado, pode, por exemplo, usar Manjaro ou BigLinux (ambas categorizadas como iniciante), simplesmente pela praticidade, pela falta de tempo de fazer uma instalação tradicional do Arch Linux e outros motivos... O objetivo aqui é tentar ajudar quem está pensando em instalar uma distro dessa família, fazendo uma mini-review de cada uma.
Arch Linux: distro recomendada para usuários mais avançados, que querem customizar a sua instalação, "apertando cada parafuso". A instalação pode ser: do modo tradicional (no modo texto), com o usuário tendo que "fazer tudo na mão" (particionamento, instalar pacotes, configurações de rede, teclado...), ou então, através do script archinstall, que facilita bastante (ainda que no modo texto). Nos dois casos, os pacotes são baixados dos mirrors (instalação online). O gerenciador de pacotes é o famoso pacman, muito rápido e cheio de opções. A distro conta com modelo de atualizações rolling release, sempre com as últimas versões estáveis de pacotes (branch padrão), sendo ideal para quem gosta de ter sempre as últimas versões. Mas prepare-se para ter atualizações todos os dias, praticamente, e para muito aprendizado (a documentação é muito rica). Além disso, o usuário deve ficar atento ao site, pois intervenções manuais podem ser necessárias, de tempos em tempos. Se algum pacote não estiver presente nos repositórios oficiais, é possível instalar do AUR, que é um repositório comunitário, seja "fazendo tudo na mão ("buildar")", ou usando um AUR helper, como o YAY, por exemplo, para facilitar.
EndeavourOS: é o sucessor espiritual do Antergos (mas não é derivado dele), voltada para usuários intermediários. É muito próxima do Arch Linux, porém facilita algumas coisas: a instalação é gráfica (instalador calamares), podendo ser feita, tanto online (pode escolher vários ambientes desktop), quanto offline (KDE Plasma), conta com um bom programa de pós-instalação (tela de boas vindas), com algumas tarefas comuns após a instalação (selecionar mirrors mais rápidos, por ex), o YAY (AUR helper) já vem instalado, para instalar pacotes do AUR. É uma boa opção para quem quer usar algo próximo de um Arch Linux Vanilla ("puro"), sem ter que passar pela temida instalação do Arch. Usa repositórios do próprio Arch e têm repo próprio. Ela se chama de "terminal-centric", ao passo que conta com alguns programas e scripts para facilitar, incentiva o usuário a aprender a usar o terminal. Conta com uma base de conhecimento e um fórum muito ativo. Pode ser usada como uma espécie de "campo de treinamento", antes do usuário migrar para Arch, se quiser. O usuário deve aprender a usar o pacman, pois há um programa gráfico, para instalar alguns programas comuns, mas é limitado (propositalmente). Usuários avançados também gostam dessa distro, que poupa tempo e mantém a essência do Arch. Não é bloated (programas desnecessários instalados).
Manjaro Linux: é uma distro fácil de usar, voltada para o iniciante. A instalação é gráfica (calamares - offline), podendo escolher, ao baixar a iso (e não na instalação como os anteriores) com vários ambientes desktop (Xfce, GNOME, Plasma...). Conta com opção de download de iso mínima também, com menos pacotes instalados (para quem achar a iso full bloated). Tem programa gráfico para instalar programas (pamac), programa gráfico para gerenciar kernels, ele é bem out-of-the-box, pronto para o usuário desktop ter uma experiência agradável. Falando do pamac, ele pode ser usado, tanto no modo gráfico, quanto no terminal e suporta a instalação de pacotes do AUR. Também vêm com o pacman. O Manjaro usa os repositórios próprios e "segura um pouco mais", as atualizações de pacotes. Assim, o usuário não precisa fazer intervenções manuais, downgrade de pacotes e etc, ele espera alguns dias, para ter certeza que é estável o suficiente, digamos assim, para enviar para o branch estável e o usuário não passar um possível "aperto". Não atualiza tanto quanto o Arch. Há opção de bootar com drivers proprietários e com drivers abertos (padrão). Têm ótima detecção de hardware e o usuário não precisa, necessariamente, usar o terminal. É a minha distro favorita, apesar de gostar de várias outras e frequentemente fazer distro hopping.
BigLinux: distro brasileira base Manjaro, muito fácil de usar, mais out-of-the-box do que o Manjaro. É como um "Linux Mint da família Arch". Caso você não conheça o Linux Mint, só para contextualizar, é a distro mais fácil da família Debian GNU/Linux (é base Ubuntu, que é base Debian). Voltando ao BigLinux, usa os repos do Manjaro e próprios. Oferece boot com drivers proprietários (padrão) e também abertos. O ambiente desktop padrão é o KDE Plasma, instalador calamares (offline), com um lindo tema próprio (claro e escuro), podendo escolher dentre seis diferentes leiautes. Existem também, duas edições comunitárias, uma com GNOME e uma com Xfce, na data da postagem, ainda em fase beta (de testes). Conta com download com kernel LTS, com kernel mais novo e com kernel mais antigo, para assegurar que vai funcionar, desde máquinas mais antigas a mais modernas. Existem vários programas próprios, como um redutor de ruídos de microfone e a loja de Apps, que é muito rica (também inclui o pacman e pamac). Usa o sistema de arquivos btrfs por padrão, com pontos de restauração automáticos (snapshots). Segue o mesmo modelo de atualizações do Manjaro, "um rolling release que segura um pouco", para que o usuário não passe "aperto". Também não é necessário usar o terminal, mas se quiser, ele está lá. E também têm uma boa detecção de hardware.
Espero ter ajudado, caso tenha interesse nessa família e esteja meio perdido. Existem várias distros nessa família, porém, essas quatro são as principais, na minha opinião. Qualquer coisa, use o Ventoy (ferramenta multiboot), colocando no pen drive as distros em que está em dúvida. E não se esqueça de fazer backup dos seus arquivos (documentos, fotos, músicas...).
Obrigado,
abraço.
Referências principais:
Arch Linux: https://archlinux.org/
EndeavourOS: https://endeavouros.com/
Manjaro: https://manjaro.org/
BigLinux: https://www.biglinux.com.br/
Por favor, considere ajudar o blog!
Doação (PIX): felippehdlinux@protonmail.com
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, ele foi para a moderação, que se faz necessária, devido ao grande número de spam e haters. Seu comentário será publicado se estiver tudo OK. Agradeço a compreensão.