Comandos equivalentes: Pacman Vs Pamac - parte 01

Bom, nessa primeira parte, após a introdução e algumas observações, eu vou passar os comandos equivalentes para atualizar pacotes, usando os gerenciadores de pacotes: Pacman e Pamac.

Introdução:

O Pacman é o gerenciador de pacotes usado no Arch Linux, ele já vêm instalado nele, nas distros derivadas (EndeavourOS, Manjaro...) e nas derivadas das derivadas (BigLinux é derivado do Manjaro, que é derivado do Arch). O Pacman abrange um número maior de distros do que o Pamac.

Observação: alguns comandos do Pacman precisam de privilégios para rodar (instalar, remover pacotes...). Para isso, você pode, ou logar como Root, através do comando: su - ou então, usar o sudo na frente do comando (eu usarei o sudo nos exemplos do Pacman).

O Pamac é o gerenciador utilizado no Manjaro e derivados (BigLinux, Mabox...), podendo também, ser instalado em derivados do Arch, que não sejam derivados do Manjaro (pacote pamac-aur). Então, algumas distros (Manjaro, BigLinux...) já vêm com os dois gerenciadores de pacotes, assim o usuário pode escolher usar o que gostar mais. Os comandos do Pamac são mais fáceis (intuitivos) do que os do Pacman.

Observação 2: não use o sudo no Pamac, pode levar a comportamentos indesejados. O seu usuário já têm os privilégios necessários para executar tarefas administrativas (atualizar pacotes, instalar, remover...).

Observação 3: o objetivo aqui é apenas mostrar os comandos equivalentes, para que o usuário possa migrar, facilmente, de um para o outro, ou até usar os dois ao mesmo tempo, se quiser. Não haverá nenhuma comparação do tipo: ah, esse é o melhor! Não use aquele!  

Atualizar pacotes:

Pacman:

Para sincronizar a base de dados de pacotes e baixar e instalar atualizações, se houverem:

sudo pacman -Syu
Obs: o S do -S é maiúsculo!
Obs 2: você deve confirmar, após digitar a senha, digitando S ou N no prompt: "Continuar a instalação? [S/N]"
Obs 3: evite usar apenas: pacman -Sy, sem o u, pois pode quebrar o sistema, já que o Arch Linux não suporta atualizações parciais. 


Pamac:

Para fazer o mesmo, basta digitar:

pamac upgrade
Obs: pamac update faz exatamente o mesmo.
Obs 2: após digitar S ou N no prompt de confirmação: "Aplicar transação? [S/N]", digite a senha do seu usuário.


Observação final: nem sempre é necessário reiniciar o sistema após atualizar. Porém, em algumas situações, onde bibliotecas críticas, kernel, foram atualizados, você deve reiniciar (sudo reboot). Se for uma atualização mais simples, como um editor de texto, por exemplo, não precisa. Na dúvida, reinicie!

Por favor, considere ajudar o blog!
Doação (PIX): felippehdlinux@protonmail.com
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.

Referências:
Wiki Arch Linux - Pacman: https://wiki.archlinux.org/title/Pacman#Usage
Wiki Manjaro - Pamac: https://wiki.manjaro.org/index.php/Pamac#Using_the_Pamac_CLI
Pacman - Sobre atualização parciais: https://wiki.archlinux.org/title/System_maintenance#Partial_upgrades_are_unsupported
Arch Linux: https://archlinux.org/
EndeavourOS: https://endeavouros.com/
Manjaro: https://manjaro.org/
BigLinux: https://www.biglinux.com.br/
Mabox: https://maboxlinux.org/
Minha playlist sobre o Pamac no canal: https://www.youtube.com/watch?v=ry_A3bRmZQI&list=PLpYz6QV0JpjsNONgxNS0MAByLEyJgG8wO
Minha playlist sobre o Pacman no canal: https://www.youtube.com/playlist?list=PLpYz6QV0Jpjuouv_dEM1YS964MUX5BLOC
Pacote pamac-aur: https://aur.archlinux.org/packages/pamac-aur

Comentários