Como instalar o Pamac no EndeavourOS
O EndeavourOS é uma distribuição Linux derivada do Arch Linux, uma das minhas favoritas, com o objetivo de ser "terminal-centric", ajuda o usuário em algumas fases: instalação gráfica (calamares, podendo escolher dentre vários ambientes desktop), pós-instalação (escolha de mirrors, atualizar o sistema, mudar tema...) e etc... Incentiva o usuário a aprender a usar o terminal: os comandos básicos e o gerenciador de pacotes Pacman (desenvolvido pelo time do Arch Linux). É uma distro mais intermediária (ou talvez para algum iniciante mais aventureiro), não recomendada para iniciantes absolutos (que nunca usaram uma distro Linux antes).
Porém, você pode facilitar as coisas, se quiser, instalando o gerenciador de pacotes Pamac, que funciona tanto no modo gráfico, quanto no terminal. O usuário tem a liberdade de fazer o que quiser com o seu sistema, caso queira deixar a distro "menos terminal-centric", digamos assim. O Pamac foi criado pelo time do Manjaro (uma distro base Arch Linux, mas com objetivo um pouco diferente do EndeavourOS, que é de ser bem fácil de usar).
O Pamac pode ser instalado, facilmente, através do pacote pamac-aur, do AUR (repositório comunitário, não faz parte dos repositórios oficiais), usando um aur helper, como o YAY, que vêm instalado, por padrão, no EndeavourOS, além dos outros pré-requisitos, os pacotes: base-devel e git, que também já vêm instalados.
* Obs: no geral, eu recomendo o seguinte: se estiver usando Arch e derivados, use o Pacman (caso não seja um problema gerenciar pacotes pelo terminal). Se estiver usando Manjaro e derivados, você pode usar, tanto o Pacman, quanto o Pamac. Eu já tive problemas usando o Pamac no EndeavourOS e no Arch, porém, nos meus últimos testes funcionou! Use pacotes do AUR por sua própria conta e risco.
Antes de instalar o pacote pamac-aur (conforme explicado no fórum pelo líder do EndeavourOS), eu recomendo que você faça uma atualização completa do sistema, ou seja, sincronizar a base de dados de pacotes, baixar e instalar atualizações, se houverem e procurar por atualizações de pacotes que foram "buildados" (compilados) do AUR, através do enorme comando abaixo:
yay
Em seguida:
yay -S pamac-aur
Agora teremos várias etapas. Em resumo, o yay vai usar o git para clonar o repositório e depois as ferramentas do base-devel (compiladores e etc) para "buildar" (compilar) o pacote em questão e resolver suas dependências. Veja a sequência dos prompts com as suas respostas nos prints (são muitos, preste muita atenção):
E o último (finalmente):
Após a conclusão, você pode abrir o Pamac, no modo gráfico, procurando na busca do ambiente desktop que você estiver usando, por: "Adiconar/remover programas" (normalmente fica escrito assim, ou então: pamac), ou procure nas categorias.Ele vai permitir que você atualize o sistema, procure, instale e remova pacotes, facilmente, não precisando usar mais o terminal para isso.
Mas caso queira usar o pamac no terminal, vamos atualizar o sistema, por exemplo:
pamac upgrade -a
Esse é o comando do Pamac equivalente ao do YAY: yay.
Eu tenho uma playlist sobre o Pamac no meu canal do YouTube.
* Obs: as referências já estão inseridas via links no texto, nas primeiras ocorrências de cada termo.
Por favor, considere ajudar o blog!
Doação (PIX): felippehdlinux@protonmail.com
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, ele foi para a moderação, que se faz necessária, devido ao grande número de spam e haters. Seu comentário será publicado se estiver tudo OK. Agradeço a compreensão.