Como instalar o YAY
Introdução
O YAY (Yet Another Yogurt) é um AUR helper, que facilita procurar, obter informações, instalar e atualizar pacotes do AUR (Arch User Repository), no Arch Linux e derivados: EndeavourOS, Manjaro... É uma ferramenta de linha de comando, com a sintaxe parecida com a do gerenciador de pacotes Pacman.
Objetivo
O objetivo dessa postagem é mostrar duas maneiras de instalar o yay, para dar suporte aos vídeos e outras postagens, em que ele será necessário. Eu pretendo fazer, ou uma postagem, ou um vídeo, sobre os comandos do yay.
Pré-requisitos
Eu estou pressupondo que o sudo está configurado para o seu usuário, necessário para os comandos que precisam de privilégios de administrador para rodar.
Para buildar pacotes do AUR, você precisa ter dois pacotes instalados: git (sistema de controle de versão, para clonarmos o repositório) e o base-devel (ferramentas de desenvolvimento, como compiladores, para compilar o pacote).
Antes disso, eu recomendo que você atualize o sistema, que é uma boa prática, antes de instalar pacotes em distros rolling release:
sudo pacman -Syu
O comando acima sincroniza a base de dados de pacotes e baixa e instala as atualizações, se houverem. Ok, agora vamos instalar os pacotes em questão, apenas se necesário (--needed):
sudo pacman -S --needed base-devel git
Repare que, no meu caso, o base-devel foi ignorado, pois já estava instalado e atualizado, mas o git precisou ser instalado, com as suas dependências.Instalação
Eu conheço duas maneiras de instalar o yay: 1- através do pacote yay-bin do AUR, ou 2- pelo pacman, caso a sua distro tenha o yay nos repositórios (ex: Manjaro). Ainda existe a possibilidade do yay já estar instalado por padrão (ex: EndeavourOS). Obs: A opção 1 vai funcionar no Arch e em todas as derivadas, mas eu recomendo que faça 2, caso a sua distro tenha o yay nos repos.
1- yay-bin do AUR (Arch e qualquer derivada):
Vamos usar o git para clonar o repositório:
git clone https://aur.archlinux.org/yay-bin.git
Entre no diretório yay-bin:
cd yay-bin
E, finalmente, vamos buildar esse PKGBUILD (script com informações de compilação) com o makepkg (script que automatiza a compilação de pacotes):
makepkg -si
Após o makepkg buildar o pacote, o pacman faz a instalação (opção i) e também resolve dependências, se houverem (opção s).
Para testar, vamos usar o comando yay (alias de yay -Syu), para atualizar o sistema (pacotes dos repositórios oficiais e os pacotes do AUR):
yay
Obs: quando necessário, o yay vai pedir a senha do seu usuário, dependendo da operação. Não precisa de sudo.
2- yay dos repositórios (derivadas do Arch que têm o yay nos repos):
O Manjaro têm o yay nos repos:
pacman -Ss yay
O comando abaixo verifica se está instalado:
pacman -Qs yay
Como não teve saída, não está instalado.Então vamos instalar:
sudo pacman -S yay
Para testar, vamos usar o comando yay (alias de yay -Syu), para atualizar o sistema (pacotes dos repositórios oficiais e os pacotes do AUR):
yay
Obs: quando necessário, o yay vai pedir a senha do seu usuário, dependendo da operação. Não precisa de sudo.
Bom, eu espero que você tenha gostado, abraço.
Referências
As referências estão inseridas via links, na primeira
ocorrência de cada palavra relevante para a postagem.
Por
favor, considere ajudar o blog, compartilhando nas redes sociais, comentando,
ou através de uma doação (PIX), para me incentivar a continuar criando conteúdo: felippehdlinux@protonmail.com
Se increva também no canal do YouTube: https://www.youtube.com/@felippehdlinux
Obrigado 😀
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, ele foi para a moderação, que se faz necessária, devido ao grande número de spam e haters. Seu comentário será publicado se estiver tudo OK. Agradeço a compreensão.