Parte 1: gerenciador de pacotes eopkg (Solus)
Começando essa nova série, sobre o gerenciador de pacotes eopkg, nessa primeira parte vamos passar por uma pequena introdução, com uma observação e depois veremos três comandos, ligados à atualização de pacotes.
Introdução
O eopkg é um fork do pisi (do Pardus), ele é usado apenas no Solus (não conheço nenhuma distro derivada), que é uma distribuição Linux independente, com modelo de atualização rolling release, com foco no desktop. têm um ambiente desktop próprio, o Budgie, mas também oferta download com o GNOME, Plasma e Xfce. A terminação dos pacotes é .eopkg.
Observação
Pode ser que, futuramente, o Solus passe a usar o moss, gerenciador de pacotes que está sendo desenvolvido para o SerpentOS, uma distro que está em desenvolvimento por alguns dos criadores do Solus. Atualmente, o eopkg está sendo portado para o Python 3 (o Python 2 foi descontinuado) e continua a ser o gerenciador de pacotes do Solus. Então acredito que o eopkg ainda será usado por um tempo. Ambiente em que eu testei os comandos: Solus 4.6 e eopkg 3.12.5.
Comandos
eopkg update-repo
ou pelo alias:
eopkg ur
Atualiza a base de dados do repositório. Deve ser rodado com sudo na frente, pois precisa de privilégio de administrador. O sudo já é configurado para o seu usuário, criado na instalação.
sudo eopkg update-repo
Havendo ou não, pacotes para serem atualizados, a saída do comando não deixa claro, ele apenas atualiza a cache do repositório. Então temos um outro comando para isso.
eopkg list-upgrades
ou:
eopkg lu
Lista os pacotes a serem atualizados. Não precisa de usar sudo nele. Eu vou rodar ele duas vezes para você.
Quando têm atualizações:
eopkg list-upgrades
... São muitos pacotes, então eu não incluí todos eles no print...
Ele nos mostra os nomes dos pacotes, com breves descrições. Existe um outro comando para saber informações mais detalhadas de um pacote, mas será abordado em outra postagem.
Rodando novamente, para mostrar a saída, quando não têm atualizações:
eopkg list-upgrades
eopkg upgrade
ou:
eopkg up
Atualiza todos os pacotes. Porém, antes de atualizar os pacotes, ele atualiza a base de dados de pacotes (então não precisa rodar o eopkg update-repo antes do eopkg upgrade). Deve usar o sudo. Em distros rolling release, é recomendável atualizar o sistema antes de instalar pacotes. Quando há atualizações:
sudo eopkg upgrade
... Como são muitos pacotes, eu cortei um pouco. No final, além do tamanho total da atualização, temos um prompt de confirmação (digite s para sim, ou n para não)...
Aguarde...Quando terminar, pode ser que você se pergunte: eu devo reiniciar? No meu caso, alguns pacotes muito importantes para o sistema, como: glibc, systemd e o kernel Linux, foram atualizados:
Então, nesse caso, eu recomendo, fortemente, uma reinicialização. Feche tudo e:
sudo reboot
Caso tenham apenas atualizações como: navegador web, suíte office, você não precisa reiniciar o sistema. Feche o programa antes de atualizar, para evitar problemas e pronto.
Agora o exemplo de quando não temos atualizações:
sudo eopkg upgrade
Por essa postagem é só!
Referências
A maior parte das referências estão inseridas via links no texto, na primeira ocorrência de cada palavra relevante para a postagem.
https://help.getsol.us/docs/user/package-management/repo-management/
https://help.getsol.us/docs/user/package-management/basics/
Por favor, considere ajudar o blog! Compartilhe nas redes sociais, comente, ou faça uma doação (PIX), para incentivar o criador: felippehdlinux@protonmail.com
Se increva também no meu canal do YouTube: https://www.youtube.com/@felippehdlinux
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, ele foi para a moderação, que se faz necessária, devido ao grande número de spam e haters. Seu comentário será publicado se estiver tudo OK. Agradeço a compreensão.