Gravador de tela vokoscreenNG no Debian e derivados

 

Após passar um bom tempo usando o SimpleScreenRecorder, programa do qual eu sou muito grato, pois gravei 95% dos vídeos nele (até a data), eu acabei substituindo-o pelo vokoscreenNG.

Acontece que, infelizmente, o desenvolvimento do SSR está meio parado e "sem luz no fim do túnel", de sair uma versão que funcione no Wayland. Funciona apenas no Xorg. O Voko, por outro lado, está em constante desenvolvimento (também é de código aberto) e funciona no Wayland (com algumas limitações, por enquanto, sem funcionar a webcam integrada, por exemplo). E outros motivos... Nos prints, após as instruções de instalação, vocês verão as principais funcionalidades do Voko, que além de estar disponível nos repos oficais de várias distros Linux, também está disponível para Windows!

Como eu já ensinei a instalar no Arch Linux e derivados, no meu canal do YouTube, eu decidi fazer essa postagem, ensinando a instalar no Debian e derivados: Ubuntu, Mauna Linux... Eu vou instalar o pacote .deb contido nos repositórios oficiais, através do gerenciador de pacotes apt, no terminal. 

Observações: a versão contida nos repos, vai depender da distro que você está usando, podendo ter algumas mudanças nas abas e opções (e até alguma funcionalidade a mais. Versões mais novas, têm suporte e tema escuro, por exemplo). No Debian 12 (que estou usando), temos o pacote na versão 3.5.0, no Ubuntu 25.04, a versão 4.4.0. A versão mais nova é a 4.5.0, disponível via pacote Flatpak.
Outra observação, é que eu vou usar o comando sudo, ao invés de logar como Root, para os comandos que precisam de privilégio de superusuário. Na maioria das distribuições, o sudo já vem configurado para o seu usuário, criado na instalação. No Debian, na instalação do tipo netinst, se você deixar a senha de Root em branco, ele configura o sudo para o seu usuário. Mas caso você tenha atribuído uma senha ao Root e não tenha configurado o sudo para o seu usuário, logue como Root:
su -
E digite os comandos a seguir, sem o sudo na frente, ok? 

Instalação: Antes de instalar o pacote, eu recomendo atualizar a lista de pacotes nos repos, primeiro. Digite o comando abaixo no Terminal, aperte Enter, digite a sua senha e Enter, novamente:
sudo apt update


E agora, vamos instalar o pacote e suas dependências. Digite o comando abaixo e aperte Enter. Não se esqueça de confirmar, digitando s no prompt: "Você quer continuar? [s/n]" e depois Enter.
sudo apt install vokoscreen-ng


Aguarde...


Pronto! Agora vamos abrir o programa. No ambiente desktop GNOME (padrão do Debian e do Ubuntu), por exemplo, basta apertar a tecla super (tecla windows) e começar a digitar o nome do programa na barra de busca: voko... Clique no ícone, ou aperte Enter.


Tela inicial (da versão 3.5.0), mostrando configurações da aŕea para gravar: tela cheia, janela... Se deseja uma contagem regressiva e algumas informações ao lado, sobre tempo de gravação, formato de vídeo escolhido, codec...


No aba do Microfone (nas versões mais atuais, aparece junto da tela anterior), você habilita o seu (no meu caso fifine...) e escolhe o codec (eu escolhi mp3, por exmeplo).


Na aba com ícone de rolo de filme, você escolhe a quantidade de quadros, o formato e o codec do vídeo.


Falando em formatos e codecs, é possível consultar os que estão disponíveis no seu sistema, nesse ícone com duas janelas. Temos formatos abertos e proprietários à nossa disposição.


Para começar a gravar/parar, basta clicar em Inicar e depois em parar, como no print acima, ou então, usar o atalho de teclado Ctrl Shift F10 (padrão). Os atalhos podem ser consultados na aba com ícone de teclado, como no print abaixo.

Por último, eu gostaria de mostrar a funcionalidade de webcam integrada (que até a data não funciona no Wayland), podendo escolher o tamanho e formato da imagem.


Se você quiser aparecer na webcam, eu recomendo gravar no Xorg. Caso você não tenha interesse em aparecer, então pode usar o Wayland numa boa (em um futuro próximo vai funcionar). Quem usa o GNOME, para logar no Xorg, basta escolher na tela de login, clicando no ícone de tipo de sessão, que parece uma engrenagem, e escolhendo "GNOME sobre Xorg", ou "GNOME sobre X11", ou algo parecido.


Eu espero que vocês tenham gostado e boas gravações.
Abraços.

Referências: A maior parte das referências estão inseridas via links no texto, na primeira ocorrência de cada palavra relevante para a postagem.

Por favor, considere ajudar o blog! Compartilhe nas redes sociais, comente, ou faça uma pequena doação (PIX), para me incentivar: felippehdlinux@protonmail.com
Se increva também no meu canal do YouTube: https://www.youtube.com/@felippehdlinux

Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.

Comentários