Analisador de uso de disco - Arch Linux e derivados

 

O Analisador de utilização do disco (dependendo da tradução), é um programa gráfico, do ambiente desktop GNOME, que mostra a utilização do disco (HD, SSD...), os diretórios que estão ocupando mais espaço, arquivos... Através de gráficos, para que o usuário possa, eventualmente, fazer uma limpeza. Embora ele já venha instalado em algumas distribuições Linux com GNOME, também é possível instalar em outros ambientes desktop. Eu vou demonstrar no XFCE, se aplicando a Arch Linux e distros derivadas (CachyOS, Manjaro...).

O pacote baobab se encontra nos repositórios oficiais. Para instalar, vamos usar o gerenciador de pacotes pacman, então abra um Terminal e digite (ou copie e cole) os comandos abaixo:

Antes de instalar um pacote, é recomendável atualizar o sistema primeiro, para evitar problemas, como o das atualizações parciais. Podemos atualizar o sistema (sincronizar as bases de dados de pacotes + baixar e instalar atualizações, se houverem) e instalar o pacote baobab, com suas dependências, se houverem, "tudo isso" com o comando: 

sudo pacman -Syu baobab

 

Não se esqueça do prompt de confirmação "Continuar a instalação?" (digite s):

 

Ok! Para rodar, vai depender do ambiente desktop que você estiver usando. Em geral, clicando no menu principal, haverá uma busca, ou então categorias para você navegar. No XFCE: Alt + F3 e: baob

 

E a tela principal se abrirá:

 

Eu vou exemplificar clicando no diretório pessoal do meu usuário (/home/felippehdlinux):

 

Repare que o diretório Downloads (dentro do meu home) é o que mais está ocupando espaço (9.6GB). Ao posicionar o mouse no gráfico, ele me mostrou alguns dos arquivos que estão mais ocupando espaço: 

 

Podemos expandir o diretório também, clicando na setinha, onde vai ordenar os arquivos, dos maiores para os menores:

 

Para exemplificar, eu vou remover um arquivo: Solus-Budgie-Release-2025-01-26.iso (3.2GB), só para mostrar que, após remover arquivos, você deve clicar no botão de atualizar (na barra superior):

 

Repare que o meu diretório de Downloads agora têm 6.8GB.

Bom, eu não vou demonstrar mais, para a postagem não ficar maior do que já está, espero que você explore o programa.

Caso você não tenha gostado, para desinstalar o pacote baobab e as dependências que foram instaladas, que não estão sendo usadas por outros pacotes: 

sudo pacman -Rs baobab

 

Talvez você também tenha interesse:

Vídeo:  Pacman parte 07: Limpar cache

Postagem:  Pacotes órfãos no Arch Linux e derivados 

Referências:

A maior parte das referências estão inseridas via links no texto, na primeira ocorrência de cada palavra relevante.

Por favor, considere ajudar o blog! Compartilhe nas redes sociais, comente, ou faça uma pequena doação (PIX), para me incentivar a continuar criando conteúdo:
felippehdlinux@protonmail.com
Se increva também no meu canal do YouTube:
https://www.youtube.com/@felippehdlinux

Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.

Comentários