Recomendações ao usar o Pacman (Arch e derivados)

 

Bom, nessa postagem eu vou fazer alguns recortes (do wiki/documentação oficial) das recomendações para você usar o gerenciador de pacotes Pacman, sem medo de quebrar o sistema. Se aplica a Arch Linux e derivados: Manjaro, EndeavourOS, BigLinux, CachyOS...

1) Atualize o sistema antes de instalar pacotes, para evitar de cair em uma situação de atualização parcial. Veja que no recorte abaixo (do wiki do Manjaro), ele mostra que você pode atualizar o sistema (sudo pacman -Syu) e mandar instalar um pacote, na mesma linha de comando, a exemplo do smplayer (sudo pacman -Syu smplayer):

https://wiki.manjaro.org/index.php?title=Pacman_Overview#Installing_Packages

É claro que você pode instalar pacotes sem atualizar o sistema, na mesma linha de comando. Se tudo já estiver atualizado: sudo pacman -S nomedopacote

2) Reinicie após atualizar o sistema (sudo reboot), porque as atualizações não são aplicadas a processos existentes:

https://wiki.archlinux.org/title/System_maintenance#Restart_or_reboot_after_upgrades
 

3) Ao atualizar o sistema, evite apenas sincronizar a base de dados de pacotes (sudo pacman -Sy), sem atualizar (opção u), pois pode cair na situação de atualização parcial. Use sempre: sudo pacman -Syu para fazer uma atualização completa:

https://wiki.archlinux.org/title/System_maintenance#Partial_upgrades_are_unsupported
 

4) Após trocar de mirrors, rode um: sudo pacman -Syyu para forçar uma atualização completa da base de dados de pacotes e atualizar o sistema. Porém não faça uso indiscriminado dessa opção, com dois y's, apenas quando trocar de mirrors. Para atualizar o sistema, normalmente, use com apenas um y: sudo pacman -Syu

https://wiki.archlinux.org/title/Mirrors#Force_pacman_to_refresh_the_package_lists
 

5) Cuidado com as opções ao remover pacotes. Revise a lista dos pacotes e as dependências que estão sendo removidas. Você pode remover o seu ambiente desktop por engano, por exemplo. As opções: pacman -R, pacman -Rs, pacman -Rsu, pacman -Rsun são seguras (usando o conselho de revisar a lista de pacotes), evite usar a operação R combinada com as opções: pacman -Rsc, pacman -Rdd

https://wiki.archlinux.org/title/Pacman#Removing_packages
 

6) Fique de olho nas notícias, na página oficial, para averiguar se é necessária alguma intervenção manual (não é necessário para o Manjaro e derivados do Manjaro: BigLinux):

https://archlinux.org/
 

Eu espero ter te ajudado, com esses conselhos básicos, a respeito do pacman. Normalmente, o Arch Linux é uma distribuição estável, mas pode quebrar, principalmente, pelo mau uso do Pacman.

Obrigado, abraço.

Referências:

A maior parte das referências estão inseridas via links no texto, na primeira ocorrência de cada palavra relevante, ou na parte inferior de cada imagem.

Por favor, considere ajudar o blog! Compartilhe nas redes sociais, comente, ou faça uma pequena doação (PIX), para me incentivar a continuar criando conteúdo:
felippehdlinux@protonmail.com
Se increva também no meu canal do YouTube:
https://www.youtube.com/@felippehdlinux

Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.

Comentários