Programa gráfico (Speedtest) para medir a velocidade da Internet no Linux


O Speedtest (não é o speedtest.net da Ookla), é um cliente gráfico para o LibreSpeed, em que vou te ensinar a instalar no Linux, via pacote Flatpak, pois é independente de distribuição e o Speedtest não está contido nos repositórios oficiais das distros, infelizmente. A conta no Flathub é verificada, dando uma maior segurança:


Caso você não tenha uma loja gráfica, que suporte pacotes Flatpak, como a Easy Flatpak, por exemplo, você pode usar o Terminal. O primeiro passo, é verificar se o pacote Flatpak está instalado e se o repositório Flathub está configurado. Através do comando abaixo, você verifica os dois de uma vez:

flatpak remotes


Se você tiver uma saída como a minha, dizendo que o flathub está configurado com o escopo (system - todos os usuários do sistema, ou então user, algum usuário específico) então significa que você já está pronto. Senão, faça o setup.

Agora vamos à instalação do pacote, seguindo a sintaxe: flatpak install repositório nome.do.Pacote. No caso do Speedtest é:

flatpak install flathub xyz.ketok.Speedtest


Repare que aparecem as dependências (versão, tamanho...) e as permissões que o programa precisa para rodar (network...). Não se esqueça de confirmar no prompt, digitando
y.

Após a instalação, procure por ele na busca do menu do ambiente desktop (Cinnamon, XFCE, GNOME..) que você estiver usando. Exemplo do Cinnamon:


Tela inicial:


Sobre:


Preferências:


Selecionar o servidor:


Medindo a velocidade de download e upload:


Bom, é isso. 
Também é possível medir a velocidade da Internet pela linha de comando, veja o speedtest-cli.

Espero que você tenha gostado, abraço.


Comentários