Glances no Arch Linux e derivados
O Glances é uma rica ferramenta para monitorar o sistema, podendo rodar no Terminal, para analisar os recursos (CPU, memória RAM, processos...) da sua máquina. Na verdade, eu vou mostar apenas a parte mais básica dele, para você usar como uma alternativa ao htop e btop. Instalação no Arch Linux e derivados (EndeavourOS, Manjaro...), pelo pacote contido nos repositórios oficiais.
Observação:
para instalar o glances completo (interface web, acessar servidor para monitorar...), que não é o foco dessa postagem, siga as instruções do github.
0) Atualização de pacotes (recomendável):
Antes de instalar um pacote, é recomendável atualizar o sistema primeiro, ou seja, sincronizar a base de dados de pacotes e baixar e instalar atualizações, se houverem, para evitar de quebrar o sistema. Com o comando abaixo, podemos fazer tudo isso (apenas o S é maiúsculo):
sudo pacman -Syu
Não têm atualizações para mim, porém, se houverem para você, digite s (considerando o sistema em português) no prompt de confirmação e aguarde a atualização dos pacotes.
1) Instalação do pacote:
Para instalar o pacote e as dependências, se houverem, digite o comando abaixo (somente o S é maiúsculo) e não se esqueça de confirmar com s no prompt de confirmação "Continuar a instalação?":
sudo pacman -S glances
Aguarde...
2) Para rodar:
glances
Repare que ele mostra informações sobre os processos, uso de CPU, RAM e etc. A tela não é estática, ela atualiza de segundos em segundos, para você ficar monitorando.
3) Rodar com a opção fetch:
glances --fetch
Nessa opção, ele tira uma "foto do sistema", mais ou menos no estilo fastfetch, porém com objetivos diferentes.
4) Remover o pacote (opcional):
Caso você não tenha gostado, para remover o pacote e as dependências que foram instaladas, digite o comando abaixo (somente o R é maiúsculo. E não se esqueça do s no prompt de confirmação: "Deseja remover estes pacotes?"):
sudo pacman -Rs glances
Espero que tenha gostado, abraço.
Referências:
As referências estão inseridas via links no texto, na primeira ocorrência de cada palavra relevante.
Por favor, considere ajudar o blog! Compartilhe nas redes sociais, comente, ou faça uma pequena doação (PIX), para me incentivar a continuar criando conteúdo gratuito:
felippehdlinux@protonmail.com
Se increva também no meu canal do YouTube.
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.





Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, ele foi para a moderação, que se faz necessária, devido ao grande número de spam e haters. Seu comentário será publicado se estiver tudo OK. Agradeço a compreensão.