Comandos equivalentes: apt Vc pacman - parte 04
Agora chegou a hora de instalar pacotes, contidos nos repositórios. Eu recomendo que você tenha passado pelas postagens anteriores, ou já conheça os assuntos, pois aqui eu vou partir do pressuposto que você já sabe: atualizar pacotes, buscar e obter informações e que entende que alguns desses comandos precisam de privilégios de administrador para rodar (sudo), como foi o caso de atualizar pacotes e agora para instalá-los.
apt (Debian e derivados)
Para instalar pacotes, a sintaxe é:
sudo apt install nomedopacote
Esse comando vai instalar o pacote e as dependências dele. Você pode instalar mais de um pacote de uma vez, separando os nomes por espaço:
sudo apt install nomedopacote1 nomedopacote2 nomedopacote3
É recomendável atualizar a lista de pacotes nos repos (update), antes de instalar um pacote:
sudo apt update
Veja o exemplo:
Primeiro eu atualizei a lista de pacotes nos repositórios (update) e depois eu pedi para instalar (install) o pacote chromium. Repare que, ao rodar o comando para instalar pacotes, você precisa digitar s (considerando o sistema em português) no prompt de confirmação. Além disso há algumas informações, como: quais pacotes serão instalados, o tamanho do download, o tamanho em disco após a operação e etc.
Dica: eu poderia ter rodado os dois comandos em uma única linha, separando-os por um ; onde um comando é executado e depois o outro, independente de qualquer condição, diferente do && que abordei na postagem sobre atualização, ficando assim:
sudo apt update; sudo apt install chromium
pacman (Arch Linux e derivados)
Para instalar pacotes, junto com as dependências, a sintaxe do comando é:
sudo pacman -S nomedopacote
Lembrando que o S é maiúsculo.
Importante: em distros rolling release, evite instalar pacotes, sem antes atualizar o sistema, pois pode quebrá-lo.
sudo pacman -Syu
Importante: evite atualizar apenas as bases de dados de pacotes (pacman -Sy), pois pode levar a uma situação de atualizações parciais, podendo quebrar o sistema.
Dica: você pode atualizar o sistema e instalar pacotes de uma vez, assim:
sudo pacman -Syu nomedopacote
Além, de que pode colocar mais pacotes, separados por espaço:
sudo pacman -Syu nomedopacote1 nomedopacote2 nomedopacote3
Vamos ao exemplo:
Repare que o comando foi menor do que o do apt, porém menos inuitivo. Para ficar mais intuitivo, você teria que saber o que cada letra do pacman significa. Porém, acho mais importante, saber o que certas combinações farão ao sistema, ao invés de ficar decorando as letras (maiúsculas são operações e minúsculas são opções). Assim como no apt, tem um prompt de confirmação, digite s (sistema em português). Além disso, mostra o tamanho do download, espaço gasto em disco após a instalação, pacotes a serem instalados e etc. Aqui, eu pedi para atualizar o sistema antes de instalar o pacote chromium.
Então é assim que nós instalados pacotes contidos nos repositórios. Na próxima postagem, vamos aprender a remover pacotes.
Ajude o blog! Compartilhe, comente, siga nas redes sociais. Doação (PIX): felippehdlinux@protonmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/felippehdlinux/
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, ele foi para a moderação, que se faz necessária, devido ao grande número de spam e haters. Seu comentário será publicado se estiver tudo OK. Agradeço a compreensão.