Parte 2: Dicas para quem pretende migrar para Linux
Na parte 2 (eu espero que você já tenha lido a parte 1), eu vou responder mais três dúvidas comuns, a respeito de migrar para Linux no desktop: "Qual é a melhor ferramenta para criar um pen drive bootável?", "Como saber se a minha máquina aguenta rodar a distro 'x'?", "Eu preciso aprender a usar o Terminal?"
"Qual é a melhor ferramenta para criar um pen drive bootável?"
Existem várias ferramentas boas (comando dd, balena etcher, rufus...), porém existe uma que, atualmente, vale mais a pena: Ventoy.
https://www.ventoy.net/en/index.html |
O Ventoy é uma ferramenta multiboot, ou seja, permite que vários sistemas operacionais (Windows, distribuições Linux...) sejam colocados , de uma vez, em um mesmo pen drive (a quantidade vai depender do armazenamento dele). Isso é muito interessante, pois deixa o usuário precavido. Exemplo: Joãzinho usa Windows 10 e está querendo se aventurar no Linux. Ele está em dúvida de qual distro escolher e está com medo dela não funcionar. Com o Ventoy, Joãozinho colocaria a iso do Windows 10, que ele sabe que funciona na máquina dele, só por precaução e das distros que ele está em dúvida. Caso uma não funcione, ou caso não goste, ele testa a outra.
Eu já fiz dois vídeos a respeito:
Como sair do Windows - criando pendrive multiboot pelo Ventoy
Criando pendrive multiboot pelo Ventoy no Linux graficamente
"Como saber se a minha máquina aguenta rodar a distro 'x'?"
Várias distros mostram os requisitos mínimos (e às vezes os recomendados) para rodar a distro, geralmente na página de download. Ex: requisitos do Ubuntu:
https://ubuntu.com/download/desktop#system-requirements |
Se a sua máquina não atender aos requisitos mínimos (quantidade de memória RAM, processador...), ou a distro não conseguirá ser instalada, ou vai rodar muito lentamente. Existem distros mais leves, para máquinas mais antigas e além disso, a escolha do ambiente desktop ("interface gráfica"), vai influenciar muito no desempenho. Algumas distros leves: Xubuntu, Mauna Linux com LXQt, Linux Mint edição Xfce... Ambientes desktop leves: Xfce, LXQt... Ambientes bonitos, porém mais pesados do que os anteriores: GNOME, KDE Plasma...
"Eu preciso aprender a usar o Terminal?"
Existem distros muito fáceis de usar: Linux Mint, Ubuntu, Manjaro, BigLinux, Mauna Linux, Regata OS, Nobara... Que o usuário desktop mais "comum" (usa redes sociais, faz trabalhos escolares em suíte office, edita uma imagem...), provavelmente, não vai precisar usar o Terminal, digitar os "temidos" comandos! 😱
https://openclipart.org/image/2400px/svg_to_png/35359/utilities-terminal.png |
Mas... Usuários desenvolvedores de software, por exemplo, vão precisar instalar e configurar ambientes de desenvolvimento (SDK), editores de código, usar o git... Eles vão precisar aprender! Porém, eu recomendo que os usuários comuns aprendam os comandos mais básicos, porque em vários tutoriais, a resolução de problemas e instalação de programas, acabam sendo via comandos e assim, o usuário tem ideia do que está sendo feito. Têm comandos ficam independentes de ambiente desktop (sudo apt install htop vai instalar esse pacote em todas as distros base Debian sendo assim, não vai precisar de instruções diferentes no GNOME, Xfce, Cinnamon...) e tem comandos que são independentes de distro: ls, cd, mv, rm, sudo... É interessante saber que: sudo rm -rf / NÃO vai deixar a sua máquina mais rápida! 😵 Alguns usuários já caíram nessa "brincadeira" de mau gosto. Saber o básico teria impedido de cair...
Em uma próxima postagem, ou vídeo (não decidi ainda), eu vou passar algumas fontes seguras, tanto gratuitas, quanto pagas para aprender Linux.
Acredito que, com as dicas das duas postagens, o possível novo usuário Linux, estará mais seguro quanto a sua migração no desktop. Espero que tenha sucesso!
Parte 1: https://blogfelippehdlinux.blogspot.com/2024/07/dicas-para-quem-pretende-migrar-para.html
Obrigado, abraço.
Por favor, considere ajudar o blog!
Doação (PIX): felippehdlinux@protonmail.com
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, ele foi para a moderação, que se faz necessária, devido ao grande número de spam e haters. Seu comentário será publicado se estiver tudo OK. Agradeço a compreensão.