Parte 04: Comandos equivalentes Pacman Vs Pamac

 

Bom, agora nós vamos instalar pacotes dos repositórios oficiais (não do AUR - repositório comunitário). Teremos várias observações importantes a seguir.

* Obs: é recomendável atualizar o sistema antes de instalar pacotes em distribuições Linux rolling release.
Para instalar pacotes usando o Pacman, você deve, ou logar como Root (su -), ou então usar o sudo na frente do comando (eu vou usar o sudo). Porém, usando o Pamac, não se deve usar o sudo e nem logar como Root.
Nos dois gerenciadores de pacotes, é possível instalar mais de um pacote de uma vez, separando os nomes por espaços. Caso você não saiba o nome de algum pacote, use a busca e confira através da obtenção de informações.

Pacman:
Para instalar pacotes usando o Pacman, a sintaxe básica é:
sudo pacman -S nomedopacote1 nomedopacote2
* Obs: apenas o S é maiúsculo!

Ex 1: instalar o fastfetch, que não está instalado local, e suas dependências.
sudo pacman -S fastfetch

Ex 2: instalar o htop, que já se encontra instalado. Nesse caso, o comportamento padrão do Pacman é reinstalar o pacote.
sudo pacman -S htop


Ex 3: vamos refazer o Ex 2, mudando o comportamento do Pacman, para que ele não reinstale um pacote já instalado. Com a opção --needed, ele só vai instalar um pacote se necessário, ou seja, se não estiver instalado. Porém, se ele já estiver instalado, mas não estiver atualizado, então ele vai atualizar o pacote.
sudo pacman -S --needed htop

Um exemplo de onde eu costumo usar --needed é em situações em que vou instalar vários pacotes de uma vez e não quero conferir (um a um) se eles já estão instalados ou não, assim, apenas os pacotes que não estiverem instalados, serão instalados.

Pamac:
Para instalar pacotes usando o Pamac, a sintaxe do comando é:
pamac install nomedopacote1 nomedopacote2
* Obs: não use o sudo!

Ex 4: instalar o bpytop, que não está instalado, e suas dependências. Veja que, antes de instalar o pacote, ele verificou se haviam atualizações no sistema e em seguida, instalou o pacote em questão. Se houverem atualizações, o Pamac vai instalar elas primeiro e depois o(s) pacote(s) que você pediu.
pamac install bpytop

Ex 5: instalar o fastfetch, que já se encontra instalado (instalamos no Ex 1). Nesse caso, o comportamento padrão do Pamac é ignorar o pacote, pois ele já se encontra instalado. Porém se houver atualização para o pacote, então ele será atualizado!
pamac install fastfetch

Basicamente é isso! Na próxima postagem, vamos aprender a remover pacotes.

* Obs: as referências já estão inseridas via links no texto, nas primeiras ocorrências de cada termo.

Por favor, considere ajudar o blog!
Doação (PIX): felippehdlinux@protonmail.com
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.

Comentários