Instalação do Brave browser no Arch Linux
O navegador web é um dos softwares que as pessoas mais utilizam. Sendo assim, a escolha de um bom navegador, vai impactar muito no seu dia a dia, na produtividade, segurança e privacidade. Um navegador rápido, de código aberto, que bloqueia anúncios e rastreadores, com assistente de IA integrado, como o Brave, é uma das melhores escolhas.
Nessa postagem, vamos instalar o Brave browser no Arch Linux (vai funcionar em qualquer distro derivada também: Archman, EndeavourOS, Manjaro...), pelo pacote brave-bin do AUR (repositório comunitário), através do YAY, um AUR helper, para facilitar as "coisas". Aqui nós vamos, desde a instalação do YAY, ao Brave, dividido em quatro passos.
Observações:
Estou pressupondo que o sudo está configurado para o seu usuário. Na maioria das distros, ele é configurado para o usuário que você criou na instalação, para poder executar as tarefas administrativas (instalar pacotes, por exemplo).
Preste muita atenção aos comandos do gerenciador de pacotes Pacman e do YAY, pois algumas letras são maiúsculas e outras minúsculas (Linux é case sensitive).
Muita atenção também, nos prompts de confirmação, durante as operações. Eu inclui todos os prompts nos screenshots.
Eu não vou explicar o significado de cada letra (operações + opções) do pacman, mas vou explicar o que cada combinação vai fazer. Quem quiser se aprofundar: manual do Pacman.
1) Atualizar o sistema:
Vamos sincronizar a base de dados de pacotes e instalar atualizações, se houverem. Recomendável antes de instalar pacotes. Se houverem atualizações, recomendo reiniciar a máquina, após instalar as atualizações. No meu caso, o sistema já estava atualizado (nada para fazer).
sudo pacman -Syu
2) Pré-requisitos para instalar o YAY:
Agora vamos instalar os pacotes: base-devel (ferramentas de desenvolvimento) e o git (sistema de controle de versão). Usei a opção --needed para instalar, somente se necessário, como eu não sei o que está instalado no seu sistema. Veja que no meu caso, o base-devel já estava instalado e atualizado, graças a opção --needed ele não foi reinstalado. Porém o git não estava instalado, então instalou apenas ele:
sudo pacman -S --needed base-devel git
Digite s para instalar (se necessário) e aguarde...
3) Instalar o YAY:
O YAY vai facilitar a instalação de pacotes do AUR, para você não ter que "buildar tudo na mão". Vamos usar o git para clonar o repositório do yay-bin:
git clone https://aur.archlinux.org/yay-bin.git
Vamos entrar no diretório, através do comando cd:
cd yay-bin
E agora, rodar o makepkg, para buildar:
makepkg -si
Digite a sua senha:
Confirme com s:
4) Instalar o Brave:
Vamos usar o YAY para, finalmente, instalar o navegador.
yay -S brave-bin
Recomendo digitar a opção padrão 1, para fornecer as fontes ttf-fonf:
Limpar e construir quais pacotes? Digite a:
Exibir diffs? digite n:
Digite a senha:
Digite s:
Digite s para, finalmente, instalar o Brave:
Pronto! Para abrir, clique no menu do ambiente desktop que estiver usando e procure por: brave. Estou no GNOME, mas em outros ambientes, terão opções de pesquisa parecidas.
Vai abrir a tela de boas vindas, com os primeiros passos: definir como padrão (opcional), importar dados de outro navegador (opcional) e enviar dados anônimos de uso (opcional):
Pronto! 🦁
Você também pode se interessar:
Mirrors mais rápidos: Arch, Endeavour, Manjaro
Pacotes Flatpak no Arch Linux
Arch Linux para todos os níveis
Conheça e instale o fastfetch no Arch Linux e derivados
Referências:
A maior parte das referências estão inseridas via links no texto, na primeira ocorrência de cada palavra relevante para a postagem.
Por favor, considere ajudar o blog! Compartilhe nas redes sociais, comente, ou faça uma doação (PIX), para me incentivar, que passo boa parte do meu tempo, criando conteúdo: felippehdlinux@protonmail.com
Se increva também no meu canal do YouTube: https://www.youtube.com/@felippehdlinux
e no Rumble: https://rumble.com/c/felippehdlinux
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, ele foi para a moderação, que se faz necessária, devido ao grande número de spam e haters. Seu comentário será publicado se estiver tudo OK. Agradeço a compreensão.