Gravador de tela vokoscreenNG no Linux (Flatpak)


O vokoscreenNG é um gravador de tela para Linux, de código aberto, gratuito, simples de usar e cheio de recursos (é o que uso no momento). Ele está em constante desenvolvimento, funciona tanto no X11, quanto no Wayland. Porém, até a data da postagem, alguns recursos não funcionam no Wayland ainda, como a webcam integrada, por exemplo.

Apesar de estar contido nos repositórios oficiais de várias distribuições, no formato de empacotamento nativo delas (ex: .deb para Debian e derivados), pode ser que ele não esteja em sua última versão, não contendo novos recursos e correções de bugs. Além disso, pode ser que o pacote não funcione (embora seja raro de acontecer, mas ocorreu comigo no Solus 4.7). Então, uma boa alternativa, pode ser instalar o pacote via Flatpak (formato universal, independente de distro, resolve todas as dependências...). O único problema é que vai ocupar mais espaço em disco do que o formato nativo.

0) Setup:

Antes de instalar, vamos ao setup do ambiente, que pode ser necessário. Algumas distros já vêm com suporte a Flatpak habilitado (pacote flatpak instalado) e com o remoto (repositório) do Flathub já adicionado. Em outras, será necessário digitar (ou copiar e colar) comandos no terminal. Verifique sobre a sua distro nessa página. Você pode conferir se o ambiente está pronto, digitando o comando:

flatpak remotes


Se o comando retornar algo como o meu acima, ou seja, nome flathub e opções system, ou user, então o seu setup está pronto! 

1) Instalação:

Para instalar o pacote (respeite as letras maiúsculas e minúsculas), use o comando abaixo (não se esqueça de confirmar os prompts com y):

flatpak install flathub com.github.vkohaupt.vokoscreenNG


 

Aguarde a mensagem feliz: "Instalação concluída". 😃

Para rodar o programa, basta procurar nas categorias (ex: multimídia), ou na busca no menu do ambiente desktop que você está usando. Ex do Cinnamon:

 
Ou então:

flatpak run com.github.vkohaupt.vokoscreenNG

A tela principal da versão mais atual 4.5.2 (na data da postagem):

 

Eu não vou passar por todas as opções, pois são muitas, apenas pelas principais. Nessa imagem acima, você já pode perceber várias coisas interessantes, como: selecionar o tamanho da tela (tela cheia, janela e área), qual será a entrada de áudio, para você selecionar o seu microfone e dar permissão, clicando em 🚫. Temos a quantidade de quadros (padrão 25), formato do vídeo, codec de áudio e vídeo...

Nessa outra, temos as opções relacionadas a webcam:

 

Selecione a sua webcam para ativá-la e escolha o formato: ◻ 〇, além de poder ajustar o tamanho, remover a moldura da janela e usar alguns efeitos (inverter, cinzento...). Você pode mover ela pela tela.

E para finalizar, temos os atalhos de teclado:

 

Você pode trocar os atalhos, se quiser, mas eu recomendo deixar os padrões, onde o: Ctrl + Shift + F10 é o que você mais vai usar, ele inicia/para a gravação. Ao parar a gravação, o arquivo é salvo, tipicamente no seu diretório de vídeos. 

Dica: caso você queira gravar mostrando a sua webcam e ela fica minimizando, ao alternar janelas, para mantê-la no topo basta desativar e reativar ela novamente, pelo atalho: Ctrl + Shift + F8 e ela ficará no topo de todas.

É isso, boas gravações!
Abraço. 

Talvez você se interesse:

Conheça o vokoscreenNG e instale no Arch Linux e derivados

Gravador de tela vokoscreenNG no Debian e derivados

Easy Flatpak: a loja para gerenciar, facilmente, os pacotes Flatpak

Pacotes Flatpak no Arch Linux

Referências:

As referências estão inseridas via links no texto, na primeira ocorrência de cada termo relevante para a postagem.

Por favor, considere ajudar o blog! 🙏
Compartilhe nas redes sociais, comente, ou faça uma pequena doação (PIX), para me incentivar: felippehdlinux@protonmail.com
Se increva também no meu canal do YouTube.

Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.

Comentários