Matrix no Terminal (Arch Linux e derivados)

Se você gosta do filme Matrix e usa Arch Linux e derivados: EndeavourOS, Manjaro... Então, talvez você vai gostar de fazer essa arte no terminal. 

O cmatrix está contido nos repositórios oficias do Arch, podemos instalar, facilmente, com o gerenciador de pacotes pacman e depois gerar os códigos da Matrix, de forma aleatória, podendo personalizar, mudar de cor, por exemplo. Eu acabei me lembrando dele, pois usei em uma postagem no meu instagram: https://www.instagram.com/p/DOmDdSIj1lq/

É recomendável atualizar o sistema antes de instalar pacotes. Eu vou atualizar (sincronizar as bases de dados de pacotes + baixar e instalar atualizações, se houverem) e instalar o pacote, com as dependências, se houverem, tudo no mesmo comando (apenas o S de -Syu é maiúsculo):
sudo pacman -Syu cmatrix

Não se esqueça de confirmar com s no prompt: "Continuar a Instalação?"

Agora é só rodar:
cmatrix

Na opção padrão aparece assim, cor de fundo do seu terminal e texto verde, com os caracteres aleatórios descendo a tela:

Para sair, aperte q (de quit). Agora vamos personalizar, trocando a cor do texto para azul (apenas o C de -C é maiúsculo):
cmatrix -C blue

Saída:

Caso você queira saber mais opções, consulte o manual do comando:
man cmatrix

Sobre as opções de cores disponíveis, por exemplo:

Para sair, aperte q.

Talvez você se interesse:

Recomendações ao usar o Pacman (Arch e derivados) 
Dicas Rápidas Linux: como instalar as man-pages (comando man) no Arch Linux

Referências:

A maior parte das referências estão inseridas via links no texto, na primeira ocorrência de cada palavra relevante, ou na parte inferior de cada imagem.

Por favor, considere ajudar o blog! Compartilhe nas redes sociais, comente, ou faça uma pequena doação (PIX), para me incentivar a continuar criando conteúdo:
felippehdlinux@protonmail.com
Se increva também no meu canal do YouTube:
https://www.youtube.com/@felippehdlinux

Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.

Comentários