Última parte - Comandos equivalentes : Pacman Vs Pamac

Bom, nessa última postagem da série "Comandos equivalentes: Pacman Vs Pamac", agora nós vamos fazer uma faxina no sistema: remover dependências que não são mais usadas por outros pacotes (órfãos) e limpar a cache de pacotes.

* Observação: As duas operações que vamos fazer aqui, devem ser feitas de tempos em tempos, para liberar espaço de armazenamento. Não existe na documentação, um intervalo específico em que você deve fazer isso. Eu diria que, de 15 em 15 dias, ou 1 vez por mês, está de bom tamanho. Vai depender do uso de cada um.

1- Orfãos: O sistema vai acumulando pacotes órfãos, quando o usuário remove pacotes sem remover as dependências (explicado na parte 05). Eu vou mostrar como listar esses pacotes e como removê-los.

1.1- Pacman:

1.1.1- Listar: Caso hajam pacotes órfãos, o comando abaixo vai mostar os nomes e versões. Caso contrário, não vai aparecer nada.
pacman -Qdt

Porém, para removê-los (próximo item), precisaremos listar no modo quiet (adicionar a opção q), onde só aparecerão os nomes dos pacotes, sem as versões:
pacman -Qdtq

1.1.2- Remover: Para remover esses pacotes usando o Pacman, precisaremos juntar os comandos: sudo pacman -Rs com: pacman -Qdtq. Assim, nós vamos remover os pacotes, junto com as suas dependências, que foram retornados pelo segundo comando. E precisaremos colocar o segundo comando entre $( ) para funcionar: 
sudo pacman -Rs $(pacman -Qdtq) 

1.2- Pamac:

1.2.1- Listar: Assim como no Pacman, caso não tenham órfãos, não vai aparecer nada (e não vai aparecer mesmo, porque eu removi eles no item 1.1.2). Mas se tiver, aparecerão os nomes, versões, repositórios e tamanhos (um pouco mais de informações do que no Pacman).
pamac list -o

1.2.2- Remover:
Eu removi no item 1.1.2, mas se houverem pacotes, você pode removê-los com:
pamac remove -o

2- Cache: Quando o usuário atualiza o sistema e quando instala pacotes, eles são baixados dos repositórios e armazenados em cache para a atualização/instalação. A cache facilita reinstalar pacotes e fazer downgrade. Vamos listar esses pacotes e mostrar duas opções para removê-los.

* Obs: Eu recomendo a limpeza completa, se você precisar, desesperadamente, de liberar espaço em disco. Caso contrário faça a recomendável. Ou então, se você não for de fazer downgrade e de reinstalar pacotes, pode fazer a completa, apesar da recomendação (eu sempre faço a completa, pode puxar a minha orelha, ha ha ha). 

Para listar os pacotes em cache, nós não usaremos comandos do Pacman e Pamac, usaremos o bom e velho ls. Os pacotes ficam em (tanto no Pacman, quanto Pamac): /var/cache/pacman/pkg. Então o comando fica:
ls /var/cache/pacman/pkg

São muitos, não coloquei o print inteiro. Os arquivos com terminação .pkg.tar.zst são os pacotes, o formato usado tanto no Pacman quanto Pamac. Já os .pkg.tar.zst.sig são as assinaturas dos pacotes, para averiguar a autenticidade, por segurança.

Se quiser ver o tamanho total da cache, você pode usar o comando du, com as opções: -hc, para mostrar o tamanho total em um formato mais fácil de entender:
du -hc /var/cache/pacman/pkg


570MB de cache e tem apenas 1 semana em que estou usando o Manjaro. Imagina ficar alguns meses sem limpar cache? 😱

2.1- Pacman:

2.1.1 - Limpeza recomendável:
sudo pacman -Sc


Eu coloquei n nos prompts, porque farei a completa, abaixo.

2.1.2 - Limpeza completa:
sudo pacman -Scc


* Obs: No caso do Pacman, ele vai remover também os repositórios não utilizados (no Pamac não). A faxina que o Pacman faz é maior.

2.2- Pamac:

2.2.1 - Limpeza recomendável:
pamac clean


* Obs: Não há mais nada a remover, pois eu o fiz no item 2.1.2. Porém você pode ver que, por padrão, o Pamac mantém até 3 versões de cada pacote em cache. No próximo item, podemos passar a opção -k com o valor 0 para não manter nenhum pacote. Apesar de rodar o comando com essa opção, ela não altera a opção padrão de continuar com 3. Você teria que alterar o arquivo de configuração, mas não vou incluir aqui para não complicar essa postagem que já está bem cheia. Eu já abordei isso em um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PzxNnmWBSWI

2.2.1 - Limpeza completa:
pamac clean -k 0

Eu espero que vocês tenham gostado dessa série, abraços. 


Parte 01: https://blogfelippehdlinux.blogspot.com/2024/10/comandos-equivalentes-pacman-vs-pamac.html
Parte 02: https://blogfelippehdlinux.blogspot.com/2024/10/comandos-equivalentes-pacman-vs-pamac_14.html
Parte 03: https://blogfelippehdlinux.blogspot.com/2024/10/comandos-equivalentes-pacman-vs-pamac_20.html
Parte 04: https://blogfelippehdlinux.blogspot.com/2024/10/parte-04-comandos-equivalentes-pacman.html
Parte 05: https://blogfelippehdlinux.blogspot.com/2024/10/parte-05-comandos-equivalentes-pacman.html
Essa é a parte 06 😁

Você pode gostar:
Fazendo uma faxina no Debian e derivados
Dicas para quem pretende migrar para Linux

Referências:
As referências estão inseridas via links no texto, nas primeiras ocorrências de cada termo, mais relevante, sobre o assunto da postagem.

Por favor, considere ajudar o blog! Compartilhe, comente, ou faça uma doação (PIX): felippehdlinux@protonmail.com
Se increva no meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/@felippehdlinux

Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.

Comentários